Por: Vinícius Pinheiro
Vamos utilizar para este tópico a plataforma Homebridge 2, que transporta dispositivos não compatíveis com o HomeKit controláveis na plataforma da Apple.
Pré-requisitos:
- Homebridge
- Plugin Tuya-Local 2 (seus dispositivos poderão ser controlados de forma local, sem a necessidade de internet)
- Um dispositivo inteligente configurado no aplicativo Tuya (neste exemplo irei utilizar uma lâmpada)
- Conhecimento básico na plataforma Homebridge.
Após instalar o plugin, você deve iniciar a configuração do mesmo.
- Crie uma conta na plataforma de desenvolvedor da Tuya (https://iot.tuya.com);
- Crie um “Cloud Project”, acessando na barra lateral esquerda o menu “Cloud”;
- Insira a partir daí o nome do seu projeto e descrições. Logo abaixo inseri um exemplo das informações que podem ser preenchidas.
Agora você deve linkar sua conta SmartLife/Tuya Smart á este Cloud Project na plataforma de desenvolvimento Tuya.
- Identifique se você está com o projeto na região correta: Western America Data Center ( 1 )
- Clique para adicionar a conta do seu App ( 2 )
- Abra seu aplicativo da SmartLife/Tuya Smart, vá no seu perfil e no canto superior direito clique no ícone de escanear código e aponte para o seu computador.
Após a conclusão deste processo, você deve ter vinculado sua conta de desenvolvedor com a conta do seu aplicativo SmartLife/Tuya Smart.
Agora vamos iniciar a configuração de um dispositivo inteligente (lâmpada) na plataforma Homebridge.
Para isso tenha em mãos seu celular e um computador para facilitar a compreensão.
Em seu computador no site da plataforma de desenvolvedor Tuya, posicione o mouse na barra lateral esquerda em cima de “Cloud” e clique em “API Explorer”.
- Confira se o projeto está na região Western America Data Center ( 1 )
- Clique em Device Managment ( 2 ) e depois em Get device details ( 3 ).
- Agora em seu celular, escolha sua lâmpada, vá em “Informações do seu dispositivo” e copie ou digite este código no local “device_id” na página de desenvolvedor da Tuya.
- Clique em “Submit Request”.
Agora com essas informações iremos selecionar as principais para inserir no Homebridge.
Você deve encontrar na barra lateral a informação “local_key” e “id”. Essas duas informações são fundamentais para que o plugin identifique a sua conta e seu dispositivo para realizar as operações de controle.
Vamos configurar a lâmpada no Homebridge!
Abra sua página do Homebridge, vá em Plugin e escolha o plugin que foi instalado no início do tutorial.
Esta é uma configuração que funcionou para mim em muitas lâmpadas e fita de LED compradas no Brasil, mas pode ser diferente para você, teste e veja se funciona.
EXEMPLO 1:
{
“type”: “RGBTWLight”, ---------> tipo de dispositivo
“name”: “Churrasqueira 1”, ---------> nome que irá aparecer no HomeKit
“id”: “EXCLUÍDO” ---------> que descobrimos logo acima
“key”: “EXCLUÍDO”, ---------> “local_key” que descobrimos logo acima
“manufacturer”: “Multilaser”, ---------> fabricante que inseri manualmente
“model”: “SE224”, ---------> modelo que inseri manualmente
“dpPower”: 1, ---------> característica que funciona para ligar/desligar
“dpBrightness”: 3, ---------> característica que funciona para controlar o brilho
“dpColorTemperature”: 4, ---------> característica para temperatura da cor
“minWhiteColor”: 140, ---------> controle de balanço de branco
“maxWhiteColor”: 400, ---------> controle de balanço de branco
“dpMode”: 2, ---------> modo de uso da lâmpada
“dpColor”: 5, ---------> controle de cor
“colorFunction”: “HEXHSB”, ---------> função de cor pra essa lâmpada
“scaleBrightness”: 255, ---------> escala de brilho
“scaleWhiteColor”: 255 ---------> escala de branco
},
EXEMPLO 2:
{
“type”: “RGBTWLight”,
“name”: “Luz Deck 5”,
“id”: “EXCLUIDO”,
“key”: “EXCLUIDO”,
“manufacturer”: “Geonav”,
“model”: “HIG10QF”,
“dpPower”: 20,
“dpBrightness”: 22,
“dpColorTemperature”: 23,
“minWhiteColor”: 140,
“maxWhiteColor”: 400,
“dpMode”: 21,
“dpColor”: 24,
“colorFunction”: “HSB”,
“scaleBrightness”: 1000,
“scaleWhiteColor”: 1000
},
Salve esta configuração, reinicie o servidor do Homebridge e pronto!
Caso o seu servidor já esteja configurado no HomeKit a lâmpada deve aparecer normalmente no aplicativo Casa do seu iPhone.
OBSERVAÇÃO: Caso não esteja funcionando alguma função de controle da lâmpada, procure alterar os parâmetros de controle.
Qualquer dúvida estou a disposição e mãos a obra!