Inteligência
em Casa

Interruptor com tomada de 20A zigbee da Zemismart

Protocolo

Plataforma compatível

Assistente compatível

Marca

Modelo

ZMO-606-20A

Posição na rede

Tipo de dispositivo

Fonte de alimentação

Fio neutro

Estado de reinicialização

Driver: Personal Tuya Devices
Canal: Wesley
Data de cadastro: 16/06/2024
Data de atualização: 11/07/2024
review id: 6397

A Zemismart tem investido em sua linha de dispositivos com teclas largas que já estão no mercado a algum tempo e dispositivos voltados exclusivamente para o público brasileiro que tem uma certa admiração pela marca que além de oferecer produtos de qualidade possui um excelente pós-venda.

Dessa vez os mais novos lançamentos são as tomadas no padrão Brasil que traz versões de 10A, 20A e com interruptor para iluminação.

Protótipo

No início de 2023 enviei um lote de interruptores e tomadas para a china para que a Zemismart pudesse estudar o que o mercado brasileiro oferece e se inspirar para construir mais produtos voltado ao nosso mercado e no segundo semestre de 2023 eles me enviaram os protótipos desses dispositivos que seriam lançados agora em 2024.

Dentre os protótipos que recebi veio um com uma conexão tipo c que ainda não foi lançado pois me disseram que estão fazendo alguns ajustes no dispositivo.

Conteúdo da embalagem

Em qualquer um dos 3 modelos você vai enontrar o mesmo conteúdo na embalagem:
- Dispositivo
- Parafusos para fixação
- Manual de instruções

A Zemismart não erra...

Uma coisa é fato.... a Zemismar tem acertado na construção de seus últimos dispositivos e esse não seria diferente. Muito bem acabado, material de boa qualidade e confesso que esse modelo se tornou o meu favorito.

Teclas largas e um led discreto

O que me chama muita atenção nesse modelo é que eles possuem um led super discreto, não sendo capaz de incomodar em ambientes escuros e esse design com teclas largas. Todos os dispositivos dessa linha possuem teclas físicas que são acionadas com um leve toque no ponto onde possui o led indicador.

3 versões para diferentes necessidades

Já está disponível para compra 3 versões para atender a diferentes demandas e como mencionei, muito em breve teremos também a versão de 1 tomada e uma porta usb tipo c.

Dentre as versões já disponíveis temos:
- 1 tomada de 20A
- 1 tomada de 10A e 1 tomada de 20A
- 2 interruptores para iluminção e 1 tomada de 10A

ZMO-606-20A

Este modelo possui uma tomada de 20A que é controlada clicando no canto esquerdo da tecla localizada acima da tomada.

ZMO-606-P2

Este modelo já conta com uma tomada de 20A e outra de 10A. Ambas são acionadas na tecla acima das tomadas, sendo no canto esquerdo controla a de 20A e no canto direito controla a de 10A.

ZMO-606-S2

Este modelo vem com 2 interruptores para iluminação e uma tomada de 10A. Os comandos da iluminação são feitos na tecla acima da tomada, sendo que no canto esquerdo controla o L1 e no canto direito o L2.

Já o controle da tomada é feito clicando no canto esquerdo superior da moldura da tomada (onde está o led indicador).

Protocolo

Por enquanto eles foram lançados com o protocolo zigbee, então você irá precisar de um hub zigbee para poder usa-lo na sua plataforma favorita.

Com a expansão do Matter é muito provável que a Zemismart irá também lançar essa linha Matter Over Wifi e quem sabe um Matter Over Thread (seria querer demais?).

Amplia sua malha zigbee

Uma boa notícia é que esses dispositivos são do tipo Router, ou seja, eles possuem a capacidade de expandir a sua malha zigbee, servindo como repetidores de sinal para que outros dispositivos próximos se conectem a eles.

Fonte de alimentação e corrente

Os dispositivos podem ser alimentados de 110v a 240v e o fio neutro é obrigatório para que eles funcionem.

Cada modelo possui uma capacidade de carga, conforme descrito abaixo:

ZMO-606-20A
Tomada: carga máxima de 20A

ZMO-606-S2
Tomada: carga máxima de 10A
Interruptor: carga máxima de 16A

ZMO-606-P2
Tomada 1: carga máxima de 20A
Tomada 2: carga máxima de 10A

Nenhum segredo na instalação

Como quase todos os interruptores disponíveis no mercado esse não é diferente o processo para ser instalado.

Basta remover o painel frontal utilizando uma pequena chave de fenda no encaixe que esta localizado na parte inferior.

Feito isso, basta fazer as conexões:

N = Neutro
L = Fase
E = Terra
L1 e L2 = Retorno da lâmpada (disponível no modelo ZMO-606-S2).

Parafuse na caixa 4x2 utilizando os parafusos disponíveis na embalagem e por último coloque o painel frontal pressionando para que encaixe e fique novamente travado.

Modo de pareamento

O modo de pareamento pode ser ativado pressionando a tecla da esquerda de qualquer um dos modelos por aproximadamente 10s até que o led indicador frontal comece a piscar.

Feito isso basta que você siga o processo o qual já está acostumado dentro da plataforma de casa inteligente que você utiliza.

Assistentes virtuais

Em meus testes os dispositivos foram compatíevsi com Alexa, Assistant, Google e Siri seguindo as integrações abaixo:

Alexa
Skill SmartThings ou Tuya

Google
Conta SmartThings ou Tuya

Siri
Exportado para o Homekit utilizando o hub Matter M1 da Zemismart

Home Assistant

Foram exportados para Home Assistant através do zigbee2mqtt.

Homekit

No Homekit assim como quase todos os dispositivos temos apenas a capacidade de ligar e desligar cada canal individualmente sem nenhum tipo de configuração extra.

Confira abaixo como foi os testes nos hub M1 Matter e ZMHK-01

ZMO-606-s2 (2 interruptores + tomada de 10A)
Hub M1
Exportou e funciou normalmente

Hub ZMHK-01
Exportou e funciou normalmente

ZMO-606-20A (1 tomada de 20A)
Hub M1
Exportou e funciou normalmente

Hub ZMHK-01
Exportou e funciou normalmente

ZMO-606-P2 (1 tomada de 10A = 1 tomada de 20A)
Hub M1
Exportou e funciou normalmente

Hub ZMHK-01
Exportou apenas a tomada de 20A

Hubitat

Para que possam funcionar no Hubitat você vai precisar instalar o driver necessário para seu perfeito funcionamento que está disponíveis aqui.

Smart Life

Pelo Smart Life além da possibilidade de controlar os dispositivos, criar automações, agendar horários para ligar e desligar, ainda é possível escolher o status de como devem voltar caso ocorra queda de energia, escolher o comportamento dos leds (se ficam ligados ou desligados de acordo com o status do dispositivo).

O modelo ZMO-606-20A (1 tomada de 20A) e o modelo com ZMO-606-P2 (1 tomada de 10A + 1 tomada de 20A) possui ainda o recurso de Trava de segurança para criança, que quando acionado é necessário pressionar o botão 4 vezes para que posso ser controlado fisicamente.

SmartThings

Para que possam funcionar no SmartThings você vai precisar instalar o driver necessário para seu perfeito funcionamento que está disponíveis aqui.

Todos os modelos funcionam com o mesmo driver e aparece os canais individualmente (child).

No SmartThings como não temos como alterar o "Indicator mode", os leds indicadores possuem comportamentos diferentes conforme descrito abaixo:

ZMO-606-20A (1 tomada de 20A)
Os leds ficam desligados quando o status é OFF e ligados quando o status é ON.

ZMO-606-S2 (2 interruptores + 1 tomada 10A)
Os leds ficam desligados quando o status é ON e ligados quando o status é OFF.

ZMO-606-P2 (1 tomada de 10A + 1 tomada de 20A)
Os leds ficam desligados quando o status é OFF e ligados quando o status é ON.

Pode ser que exista algum driver que tenha a capacidade de permitir escolher o comportamento dos leds assim como é possível ser feito no app Smart Life, porém não cheguei a fazer essa pesquisa.

Ponto positivos
  • Compatível com diversas plataformas
  • É possível padronizar as tomadas e interruptores da mesma linha.
Pontos negativos
  • No modelo ZMO-606-P2 só é possível utilizar tomadas finas. Se usar um carregador mais robusto ou ligar algum dispositivo maior uma tomada ficará bloqueada.
  • Em todos os modelos o controle físico e led indicador das tomadas deveriam ser sempre no mesmo local (na moldura da tomada, idem ao modelo ZMO-606-S2) e não nas teclas, pois causa uma certa confusão, principalmente para quem não reside na casa e não esta acostumado.
  • Seria interessante se todos os modelos funcionassem bem no hub homekit da tuya, pois pelo visto ele é mais "querido" que o hub M1, que tem apresentado alguns bugs desde o seu lançamento e não vemos um esforço por parte da Tuya para lançar um novo firmware para corrigir os problemas relatados.
Afinal, vale a pena ou não?

Nenhum dispositivo é perfeito e nunca será possível agradar a todos.... vale sim muito a pena investir nessas tomadas, principalmente pra você que já uitliza os interruptores da mesma linha e também pelo fato de serem router e ajudar na expansão da sua rede zigbee.