Inteligência
em Casa

Luz noturna com sensor de presença e luminosidade matter over wifi da Third Reality

Protocolo

Plataforma compatível

Assistente compatível

Modelo

3RSNL02041WM

Fonte de alimentação

Fio neutro

Estado de reinicialização

Cor

Certificado

Integração

Data de cadastro: 27/06/2024
Data de atualização: 11/07/2024
review id: 6526
Este review foi publicado em 27/06/2024 e pode ter sofrido alterações de compatibilidades ou características dependendo da data que esteja lendo.
De qual time você é?

Você é do time:

1) Que deixa as luzes da casa a noite desligada e sai esbarrando em tudo quando se levanta
2) Que deixa uma lâmpada ligada direto a noite toda
3) Que usa dois dispositivos inteligentes (um sensor de presença e uma lâmpada/interruptor)
4) Que possui uma luz noturna da Third Reality?

Eu era o número 3 até fechar essa parceria com a Thirdy Reality e receber este dispositivo que me chamou muita atenção quando o vi pela primeira vez num review no youtube.

Mas afinal, que dispositivo é esse?

Trata-se de uma luz noturna... um dispositivo que além de trazer um led RGB, ainda conta com um sensor de luminosidade e um sensor de movimento.... isso mesmo... você não entendeu errado.... um dispositivo 3 em 1 que vai te oferecer bons recursos para criar automações.

Third Reality e Inteligência em Casa

A Third Reality, foi fundada em 2017, é uma empresa de tecnologia avançada especializada nas indústrias de casa inteligente e IoT, abrangendo desenvolvimento de hardware e software. Além disso, ganhou reconhecimento como um fornecedor proeminente de soluções ACS (Amazon Common Software).

Trocamos algumas mensagens via X (antigo Twitter) e acabaram fechando uma parceria aqui com o IEC e me enviaram esse produto para review e cadastro aqui no portal.

Lembrando que este não é um review publicitário e será relatado tudos os pontos positivos e negarivos encontrados no produto.

Conteúdo da embalagem

Na embalagem você vai encontrar o dispositivo, um adapatar USB de 5v 1A e um manual de instruções.

O dispositivo

Leve e pequeno (aproximadamente 6,5cm x 6,5cm x 3cm) é um dispositivo de construção simples mas muito bem elaborado e de bom acabamento.

Apresenta na parte inferior um plástico leitoso que cobre os leds, na frente um sesnor PIR e logo acima dele esta localizado o sensor de luminosidade.

Na lateral esquerda existe um pequeno furo que você inseri um clip para ativar o modo de pareamento.

Fiquei bastante ansioso para que ele chegasse pois queria muito conhecer melhor essa luz noturna.

Os lançamentos de hoje sempre são melhorias de algo que já existe... e como esse era pra mim um dispositivo novo, que até então não conhecia algo similar eu fiquei super animado para testa-lo e trazer esse review para vocês.

Um detalhe que vale ressaltar é que ele não é resistente a água, por tanto escolha bem o local onde ele será instalado para evitar que entre em contato com a chuva por exemplo..

Fonte de energia

Ele é alimentado por um adaptador usb de 5v bivolt que acompanha o produto, sendo assim você poderá usa-lo tanto em rede 110v quanto 220v.

Adaptador USB

Na traseira ele possui uma furação de 2.7 cm x 3 cm e uma profundidade de aproximadamente 2.8 cm. No seu interior existe um conector usb onde você irá plugar um adaptador usb que será enviado de acordo com o modelo que você escolher (plug UE ou EUA) na hora da compra.

Gostei bastante dessa proposta e pensando no lado do fabricante é uma excelente execução, pois consegui atender a diversas regiões trocando apenas o adaptador que será usado pelo seu cliente.

Esse formato me lembrou bastante as fontes da Ring que enviam junto vários conectores para diferentes regiões e você utiliza a que melhor te atende.

Não dei sorte com meu adaptador

Quero deixar claro que isso não é um problema do dispositivo.... foi um fato lamentável que estamos sujeitos... certamente você conhece alguém ou já comprou um produto com defeito.... e dessa vez eu foi o premiado.

O adapatador usb que recebi junto com o produto veio com defeito que ao liga-lo ele ficava fazendo um barulho de fuga de energia. A princípio achei que fosse problema no dispositivo mas logo percebi que o defeito estava no adaptador que veio acompanhando o produto.

Por sorte eu tinha um modelo similar guardado (não era padrão BR / EU) mas nada que não pudesse ser resolvido com o famoso T.

Apesar de estar escrito no manual, na caixa e no verso do dispositvo para usar um adapatdor de 500mA o que acompanha o produto é de 1A e o que eu tinha em casa e que usei e funcionou perfeitamente bem também é de 1A.

Matter Over Wifi

Como se não bastasse ele ser um multi dispositivo ele ainda traz o padrão Matter  de conectividade.

Quem me conhece sabe que quando migrei para o homekit passei a admirar muito os dispositivos wifi e troquei minhas lâmpadas e outros dispositivos zigbee por wifi que apresentavam uma estabilidade muito boa e uma resposta rápida no app Casa.

O Matter veio para complementar essa minha "admiração" e hoje aos poucos estou trocando também meus controladores de fita led, interruptores, motores de persianas, etc para Matter Over Wifi que além de trazer os benecífios que citei acima ainda posso exporta-los para outras plataformas e controla-los localmente.

Claro que ainda mantenho dispositivos zigbee para ter uma malha boa para que meus sensores funcionem bem (wifi nesse caso é inviavel).

Voltando ao dispositvo, ele traz uma etiqueta com o código Matter na latera direita e no manual de instruções.

Luminosidade

É possível perceber logo acima do sensor PIR um pequeno revelo. Ali está localizado o sensor de luminosidade.

Uma coisa que gostei bastante é que a luminosidade altera quase que instantâneo.

No vídeo abaixo, você pode ver que assim que ligo o led do dispositivo e aumenta a luminisidade do ambiente rapidamente o lux é atualizado, e o mesmo acontece quando desligo a luz. Isso ajuda muito numa condicional ou até mesmo no gatilho de uma automação.

Sensor de movimento

O sensor de movimento deste dispositivo tem um tempo de atualização (sair de detectado para não detectado) de aproximadamente 30 segundos.

Por possuir um sensor de movimento (pir) e não um sensor de presença humana (mmwave) esse dispositivo é mais indicado para ambientes de passagem, onde você aciona e segui seu caminho, pois caso permaneça no ambiente e fique parado ele vai deixar de detectar o seu movimento e se você tiver criado uma automação para que o led desligue assim que não detectar mais movimento então você ficará no escuro.

Led RGB

Na parte de baixo está localizado o led RGB que é coberto por um acabamento de plástico leitoso e bem resistente.

Eu tentei abrir para ver como é sua construção por dentro, mas como relatei no início, ele é muito bem feito e acabei ficando com receio de estragar esse dispositivo (tão aguardado)... e não quero que isso aconteça porque ele acabou se tornando um dos meus favoritos (já basta o susto de achar que ele estava com defeito).

No manual e no site da Trird Reality não encontrei as especificações técnicas sobre a potência, formato ou até mesmo a quantidade de leds, mas posso afirmar que possui uma boa luminosidade para clarear um ambiente escuro e não muito grande.

Um ponto que me chamou atenção é que ele retorna desligado após uma queda de energia.

Modo de pareamento

Para ativar o modo de pareamento basta manter pressionado o botão localizado do lado esquerdo com o auxilio de um clip por aproximadamente 5 segundos até o led ficar vermelho, piscar de amarelo 3 vezes e depois ficar branco.

Depois basta escanear o código Matter e seguir com o processo de instalação de acordo com a plataforma que você utiliza.

App 3Reality

Pelo aplicativo da fabricante você poderá fazer atualizações de firmware.

Por se tratar de um dispositivo Matter, você pode como sugestão parear ele primeiramente no app 3Reality e posterior compartilhar ele via código Matter com as demais plataformas.

Assim sempre que sair uma nova atualização você irá recebe-la, pois o dispositivo esta pareado na sua plataforma oficial e é somente por la que as atualizações são feitas (pelo menos por enquanto, pois o Matter ainda não possui essa capacidade de atualizar os dispositivos).

Assistentes virtuais

Você poderá controlar os leds (ligar/desligar e alterar as cores) usando o comando de voz pela Alexa, Google e Siri.

Plataformas compatíveis

Por se tratar de um dispositivo Matter ele tem compatibilidade com diversas plataformas: Home Assistant, Homekit, SmartThings e Tuya (mas nem tudo são flores).

Alexa

Para o aplicativo da Alexa exportou todas as capacidades do dispositivo, ou seja, você poderá controlar os leds (ligar/desligar e alterar as cores), criar rotinas utilizando o sensor de movimento e de luminosidade.

Google Home

Como não possuo um dispositivo do Google não consigo testar o funcionamento dele no Google Home, mas deixo abaixo as imagens retiradas do manual de instruções.

Pode-se notar pelos prints que as 3 capacidades também foram expostas para o Google (led, sensor de movimento e de luminosidade).

Home Assistant

No Home Assistant também foi exposto o controle do led, sensor de luminosidade e sensor de movimento.

Homekit

No Homekit foi exposto o controle do led, sensor de luminosidade e sensor de movimento.

Smart Life

No aplicativo Smart Life funcionou apenas o controle do led RGB. Infelizmente não apareceu nem o sensor de movimento e nem o sensor de luminosidade.

Vale ressaltar que estou utilizando no Smart Life o hub Matter M1 da Zemismart.

SmartThings

No SmartThings, você também vai poder utilizar todos os recursos do dispositivo (leds, sensor de movimento e sensor de luminosidade).

Sensor de movimento ou de ocupação

Apesar de aparecer no Home Assistant, SmartThings e Homekit como "Sensor de ocupação" ele é sim um sensor de movimento (PIR).

Pontos positivos

- Estável (não ficou offline em momento algum)
- Possui um tamanho excelente
- Multi dispositivo (led, sensor de movimento e de luminosidade)
- Multi plataforma
- Led possui uma boa luminosidade
- Sensor de lux atualiza muito rápido

Pontos negativos

O único ponto ao meu ver que considero como negativo é o fato do adaptador usb.

Caso venha a dar problema você precisa comprar um modelo exatamente igual para que ele encaixe certinho no dispositivo.

Afinal, vale a pena comprar?

Sei que com um sensor de movimento e uma lâmpada é capaz de criar uma automação e fazer basicamente o que ele propõe.

Porém vale ressaltar que ele ainda possui um sensor de luminosidade (para quem esta acostumado a usar lux como condicional ou como gatilho sabe que é essencial esse sensor).

Se levar em consideração o custo individual de uma lâmpada RGB, um sensor de luminosidade e de um sensor de movimento o valor final será bem superior ao preço que está sendo comercializado essa luz noturna.

Outro ponto é que ele já é Matter e digamos que amanhã eu queira sair do Homekit e migrar para o SmartThings ou Home Assistant. Basicamente meu único trabalho será passsa-lo para a nova plataforma sem me preocupar se ele será ou não compatível.

Se você tem a demanda de usar algo similar para um ambiente de sua casa vale sim investir nesse dispositivo.

Realmente ele me chamou bastante atenção e como disse no início, ele se tornou um dos meus dispositivos favoritos.