Primeiramente gostaria de agradecer a Sonoff pela confiança, pela parceria e por ter me enviado gratuitamente este sensor para que eu pudesse fazer esse review para vocês.
Quem acompanha o grupo de automação do Inteligência em Casa deve ter visto as diversas postagens que fiz elogiando esse sensor. Confesso que fiquei muito surpreso com seu desempenho.
Pequeno, leve e muito bem construído a Sonoff acertou em cheio neste dispositivo.
Cumpre o que promete... e ainda executa com maestria.
Ele possui um radar de 5.8Ghz que é capaz de dectar a presença de pessoas no ambiente mesmo elas não estando em movimento.
Ainda conta com um sensor de iluminação que é capaz de identificar se o ambiente esta claro ou escuro, e você pode usar isso como gatilho ou condição em suas automações.
Vale ressaltar que o sensor de iluminação está disponível apenas em algumas plataformas (falarei mais abaixo).
Eu gosto dos sensores mmwave que simplificam o processo de configuração. Esse me lembra o FP1 da Aqara, onde você ajusta entre os níveis baixo, médio e alto.
A maioria dos sensores mmwave que tem no mercado possui tanta coisa para configurar que as vezes você se perde nas opções ou acaba não ajustando bem.
O SNZB-06P traz essa simplicidade no ajuste da sensibilidade.
Você pode escolher o nível de sensibilidade de acordo com a distância que deseja detectar a presença dentro do ambiente:
Baixo: até 2.5 metros
Médio: até 3.5 metros
Alto: até 4 metros
No guia de utilização a Sonoff deixa algumas recomendações para impedir que ele faça uma falsa detecção:
Evite aponta-lo para aparelhos de ar condicionado, máquina de lavar, ventiladores, cortinas, plantas, robô aspirador. Além disso ele também detecta pets, movimentos atrás de uma parede (drywall por exemplo) e reflexos no espellho.
Outro ponto que vale reforçar é que se você for usar dois sensores no mesmo ambiente eles não podem estar apontados um para o outro e precisa ter uma distância mínima entre eles de 1.5 metros.
Outro ponto interessante é a flexibilidade que você terá na instalação.
Ele possui uma base imantada que pode ser fixada por parafusos ou fita dupla face (que acompanha o produto).
Após a fixação da base basta encostar o sensor e direciona-lo para a posição que deseja que ele detecte a presença dentro do ambiente em que foi instalado.
E como a base possui um imã, você ainda poderá fixa-lo em um objeto metálico.
Este é um dispositivo Zigbee 3.0 e sempre vale ressaltar que você irá precisar de um hub zigbee compatível para que possa parea-lo dentro da sua plataforma favorita.
Outro ponto interessante é que ele é um dispositivo router, ou seja, ele será capaz de ampliar a sua malha zigbee.
As formas de integração e hubs compatíveis estão listadas nas características no disposito (início desta página).
Para coloca-lo em modo de pareamento basta apertar e manter pressionado o botão que encontra-se na laterial do sensor por aproximadamente 5s até que a luz vermelha comece a piscar.
Feito isso basta você dar sequência ao processo de configuração dentro da sua plataforma de casa inteligente.
Lembrando que se você for exporta-lo via Matter basta ativar o modo de emparelhamento na ponte matter que está configurado, copiar o código e colar na plataforma que for instalar.
Este sim podemos dizer que é um sensor multi plataforma.
Ele é compatível com: Alexa, Ewelink, Google Home, Home Assistant, Homekit, Homey, Hubitat, Sonoff iHost, SmartThings e Tuya.
No iHost você pode configurar o tempo em que ele irá informar que não existe alguém presente, visualizar os status de ocupação e de iluminação e nas automações poderá usar esses status como gatilho ou condicional.
Lembrando que se exportar via matter através do iHost as configurações que fizer nele também serão válidas para a plataforma que receber.
No Homekit foi exposto apenas o sensor de ocupação.
Ele foi exportado via Matter utilizando a ponte iHost e o Zemismart M1.
Também foi exportado para o Homekit utilizando o Hub Zigbee Homekit ZMHK-01 da Zemismart.
A melhor forma de utilizar este sensor no Homekit é exportando via Matter do iHost ou Home Assistant ou utilizando a Ponte do Homekit dentro do Home Assistant, assim você poderá definir os ajustes em ambas as plataformas e exportar o sensor para ser utilizado nas automações dentro do Homekit, visto que se exportar do hub M1 ou ZMHK você não terá como definir os ajustes no app Smart Life.
No Hubitat ele foi exposto utilizando o driver Zigbee Motion Sensor.
É possível ver o status de ocupação e iluninação, ajustar o tempo que irá informar quando não detectar uma pessoa e definir o nível de sensibilidade.
No SmartThings você precisará instalar o driver Zigbee Motion Sensor e também é possível utilizar todos os recursos do sensor.
Você será capaz de verificar o status de ocupação e iluminação, definir o tempo que irá informar quando não detectar uma pessoa e ajustar o nível de sensibilidade.
Na plataforma da Tuya, utilizando o app Smart Life ele foi pareado nos hubs zigbee M1 e ZMHK-01, ambos da Zemismart e foi exposto apenas o sensor de ocupação. Não é possível definir o tempo que irá informar quando não existe uma pessoa no ambiente e nem definir o nível de sensibilidade.
Pelos meus testes ele retorna o status para não detectado com aproximadamente 60s e pela distância de detecção parece estar ajustado para o nível médio.
Com toda sinceridade esse é um dos poucos dispositivos que não fui capaz de encontrar um ponto que pudesse considerar como negativo.... ele cumpre muito bem o que promete
Se essa ainda é sua dúvida a resposta é sim!!!
Um excelente sensor de ocupação e que além de apresentar todos os benefícios e características que descrevi acima ele possui um valor bem interessante, ainda mais que agora devemos considerar essa nova política de taxação.
Ele será uma boa opção para você ter um sensor de muita qualidade pagando um preço justo (mesmo com os impostos que serão aplicados).
Se você gostou deste dispositivo e gostaria de compra-lo, no início desta página (abaixo da foto principal) você encontra os nossos links de afiliados. Comprando por eles você ajuda na manutenção do portal.